Relações com a Africa do Sul

SAMOZACC – Como forma de promover os interesses dos nossos membros perante as autoridades moçambicanas e sul-africanas, nomeadamente oportunidades de investimento, e mantê-los informadas sobre os progressos registados e dificuldades encontradas, foi criada a SAMOZACC South Africa/Mozambique Chamber of Commerce. Esta Câmara é totalmente sul-africana e obedece a todos os preceitos da legislação sul-africana e foi oficializada no dia 27 de Julho de 2005, em cerimónia que teve lugar em Sandton, no Hotel Balalaika, tendo  o Presidente da CCIMOSA feito na ocasião uma  intervenção.

MCLI – Outras instituições com quem a CCIMOSA coopera são a MCLI – MAPUTO CORRIDOR LOGISTICS INITIATIVE, organização sul-africana que integra empresas de ambos os lados da fronteira e utilizadoras do porto de Maputo a SAMOZACC, Câmara de Comércio da África do Sul Moçambique e a Câmara de Comércio de Durban onde esta última teve oportunidade de assinar um memorando de entendimento  com a CCIMOSA.

Relações com outras Associações em Moçambique

A CCIMOSA tem um bom relacionamento com as outras câmaras e associações de Moçambique.

Associações e Câmaras Bilaterais Todos os anos as associações juntam-se e organizam um Jantar e Baile de Fim do Ano onde convidam os seus membros e amigos das Câmaras.

Os jantares organizados pelas Câmaras têm tido muito sucesso e contam com a presença de distintas individualidades de Moçambique, da África do Sul, do Brasil e dos Estados Unidos de América, etc.

Durante o Jantar são oferecidos brindes através de vários sorteios e leiloados também artigos de grande valor.

De referir que em cada ano uma câmara toma a responsabilidade da organização do jantar, colecta os valores dos ingressos e patrocínios, que direcciona para posterior pagamento das despesas do jantar, satisfação de responsabilidade social e ainda, caso haja, divisão dos lucros pelas câmaras parceiras

Federação Moçambicana das Câmaras de Comércio (FMCC) – Está em curso, a criação da Federação Moçambicana das Câmaras de Comércio (FMCC). Em  que o objectivo da sua criação é ser porta-voz de todas as câmaras nos diferentes Fóruns, na CTA nas Instituições do Governo, assim como, promover, apoiar e proteger os interesses das empresas que desenvolvem actividades comerciais e de serviços na República de Moçambique e em particular dos seus membros associados;

A CCIMOSA é um  dos membros fundadores desta  Federação e foi eleita Presidente da Mesa da Assembleia Geral.